10.11.09

Budismo: O Mundo dos Fantasmas Famintos

Roda de Samsara. Muita gente conhece superficialmente esse conceito, mas ele é muito interessante, pois pressupõe um modelo de evolução da alma que não é linear, mas cíclico. E as Sete Virtudes estão muito próximas das virtudes necessárias para se escapar do ciclo de samsara, que é composto por seis mundos ou Lokas, representando a expressão do indivíduo em termos emocionais e comportamentais:

Ele começa com o reino Deva, onde o espírito se manifesta de maneira quase infantil. Podemos entender essa manifestação como o “ignorante feliz”, onde sua expressão de sustenta através do equilíbrio delicado entre bom e mau karma.

Como a infância não dura para sempre, mais cedo ou mais tarde esse equilíbrio entra em colapso pela experiência do mundo exterior e a consciência experimenta o Mundo da Consciência Bruta, dentro do nível mais denso de atividade elemental. Depois de uma fase de apatia, o comportamento instintivo, principalmente a sobrevivência a qualquer custo, é sua característica mais nítida. È o mundo do selvagem em perigo.

O próximo estágio é o Mundo dos Deuses Ciumentos. Aqui a intensa atividade emocional gera um ciclo de inveja, possessividade e cobiça, além de grande curiosidade pelo mundo exterior. Eu chamo esse nível de mundo do selvagem aculturado, onde ele vive a realidade do homem branco. O ciclo de conflito aqui gerado leva ao próximo nível através do remorso.

O foco nas próprias paixões gera fome, medo e desejo. É o Mundo dos Fantasmas Famintos. Sucessivas experiências frustradas na satisfação desses desejos geram um principio de humildade que leva ao próximo nível.

O Mundo Humano é marcado pela necessidade de auto-afirmação, com a inflação do ego, pela arrogância e intolerância. A polaridade retorna ao individual e os conflitos levam ao novo nível.

O Mundo Infernal, mais do que auto-afirmação traz a necessidade de hierarquização, de poder sobre o outro. Imaginem a Santa Inquisição, onde o fanatismo religioso se utilizava de todas as formas de crueldade para controle social e teremos um exemplo claro desse estágio.

Quando o individuo não consegue sair desses ciclos, as tensões internas colapsam sua estrutura íntima e o reenviam ao inicio da Roda.

E aí, conseguiram identificar em que inferno vocês estão?

eXTReMe Tracker