10.11.09

Da necessidade de um mestre para iniciar o caminho

Conheci um sujeito que queria construir um barco. Ele tinha 30% do valor necessário para a obra e solicitou o restante a um banco. O gerente disse que podia emprestar para a compra de residência, automóvel ou negócio e meu conhecido tentou explicar que o barco era as 3 coisas pra ele. Não teve jeito, empréstimo negado.

Ele então começou a construir o barco com as próprias mãos. Comprou um projeto e foi em frente.

O gerente, que praticava corrida, passava diariamente às sete da manhã em frente ao estaleiro e via o sujeito serrando e martelando, sozinho, todo santo dia. Depois de seis meses sem falhar nem mesmo um único domingo, ele o chamou no banco e deu o empréstimo. A história é real e o barco hoje é um dos principais a operar na região de Abrolhos.

A preocupação inicial com um mestre é exagerada. Todos nós sabemos que a base da brincadeira passa pelo Vigiar e Conhecer a si mesmo. A maior barreira não é o uso de formulas e truques, mas vencer os condicionamentos do ego. A compreensão de um modelo "simples" e "neutro" da personalidade, como o Junguiano, é fundamental para a jornada. O estudo de mitologia comparada, cabala e kardecismo é aberto a qualquer um. Um mestre não queima essas etapas, nem faz o trabalho que deveria ser do aprendiz. O caminho inicial deve ser trilhado solitariamente. Hogwarts só está disponível no nivel profissionalizante.

Na hora adequada, o mestre aparece rapidamente.

E na hora adequada, ele desaparece mais rápido ainda.

Abraço a todos.

Andrei.

1 Comments:

At 10:18 AM, Blogger Leivison Dias said...

O grande problema dos buscadores é o hedonismo. A maior parte quer um mestre para não precisar se esforçar muito. Mas um mestre multiplica o trabalho, não o diminui.
É preciso fortalecer os músculos antes de carregar uma carga pesada, é preciso conhecer os símbolos, antes de entender o seus significados, é preciso torna-se um adepto antes de encontrar um mestre.
É como diz o ditado: "Não persiga borboletas, cuide do seu jardim e as borboletas virão"

 

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker